03/06/2020 – Cândido Rodrigues intensifica ações de combate ao novo coronavírus.

Secretaria da Saúde fará monitoramento ativo de toda a população e terá barreiras sanitárias nas entradas do município para evitar proliferação do vírus

A Secretaria Municipal da Saúde de Cândido Rodrigues inicia nesta quinta-feira, 04 de junho, novas ações de combate ao novo coronavírus. As medidas foram adotadas para evitar o surgimento de novos casos de Covid-19 no município.

As ações de busca e monitoramento ativos, que até então eram feitas em quem teve contato com pessoas contaminadas ou suspeitas, será estendida a toda população. Para isso, foi organizado um mutirão com profissionais das áreas da saúde e da educação que vão ligar nas casas dos moradores para obter informações sobre o estado de saúde dos familiares.  O objetivo é identificar pessoas que tenham algum sintoma relacionado à Covid-19 para fazer um acompanhamento mais próximo.

“Esta medida vai nos ajudar a ter um olhar e um cuidado diferenciado com cada um dos moradores da cidade, acompanhar a evolução dos sintomas, entrar com tratamento já na fase inicial para evitar evolução do caso (que pode ou não ser de covid-19), acompanhar e avaliar a necessidade da testagem”, afirma Cícera Valencio, secretária municipal da saúde.

Ela explica ainda que esta medida contribuirá para uma maior assertividade no resultado das ações. “Esta medida nos ajudará a ter um panorama mais preciso sobre o estado de saúde da população e evitar a proliferação da doença no nosso município. Contamos com a colaboração de todos os moradores para nos ajudar nesta ação”.

Outras ações são:

• Formação de barreira sanitária nas quatro entradas do município, que vão funcionar nos horários de maior fluxo de veículos.
  • Instalação de mais um rodolúvel para higienização dos veículos na estrada vicinal que liga Cândido Rodrigues a Taquaritinga. Até que o rodolúvel seja instalado, um caminhão pipa fará a higienização dos veículos. Atualmente, há um rodolúvel em funcionamento na entrada que liga a cidade à rodovia Washington Luiz.
  • Realização de testes rápidos em pessoas com sintomas de Covid-19. O prazo ideal para realização deste teste de 7 a 10 dias após os primeiros sintomas.
  • Realização de testes molecular (RP-PCR) para identificação do SARS-CoV-2 cujo prazo ideal é entre o 5° e o 7° dia após o surgimento dos primeiros sintomas, podendo ser realizado até o 12° dia.
  • Triagem de pacientes com síndrome gripal para atendimento em ambiente separado no Centro de Saúde do Município.
  • Continuidade do monitoramento ativo de todas as pessoas com Covid-19, casos suspeitos e moradores que tiveram contato com contaminados e suspeitos.
  • Continuidade da prática de higienização das ruas do município.
  • Continuidade do fornecimento de álcool 70% para todos os estabelecimentos comerciais que necessitem.
  • Continuidade da comunicação e orientação da população sobre os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus por meio de carro de som e mídias sociais. A equipe do Centro de Saúde também está à disposição da população para esclarecer dúvidas e oferecer orientações.

Informações complementares ao Boletim Epidemiológico de 03 de junho

O Boletim Epidemiológico de Cândido Rodrigues desta quarta-feira, 03 de junho, destaca que 05 pacientes foram curados e um caso suspeitos de Covid-19 foi descartado. Além disso, 42 pessoas foram liberadas do monitoramento domiciliar por terem cumprido os 14 dias do período de quarentena sem apresentar sintomas da doença. Permanecem em isolamento social 20 pessoas que tiveram contato direto com contaminados, dois casos confirmados, e outros 15 estão em monitoramento domiciliar com síndrome gripal leve.

“Até sair o resultado de todos dos que foram ou estão sendo testados, será natural um aumento do número de casos Covid-19 no município. Nossos esforços, a partir de agora, são para evitar o surgimento de novos casos”, explica Cícera Valencio.

Com as medidas adotadas a partir do Decreto Municipal 2.213 de 02 de junho, para reduzir a circulação e a aglomeração de pessoas (que mantém o fechamento de bares, restaurantes, sorveterias, salões de beleza e incentiva os supermercados a ampliar o serviço de entrega em domicílio), a Secretaria da Saúde tem como objetivo conter o avanço de casos.

De acordo com a pasta, a medida foi adotada porque está comprovado, tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela experiência de países onde já houve a diminuição de novos casos de Covid-19, que a redução da circulação e as medidas de isolamento social são as melhores forma de conter a proliferação do vírus.

“Agradecemos e contamos com a colaboração da população para nos ajudar a evitar o surgimento de novos casos de Covid-19 em nosso município, respeitando as práticas de higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento de segurança de 2 metros entre pessoas”, diz Cícera.