05/06/2020 – Secretaria da Saúde reforça necessidade de isolamento social para conter avanço de Covid-19 em Cândido Rodrigues.

A redução da circulação é a medida mais eficaz para reduzir proliferação da doença

Com a chegada do final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde de Cândido Rodrigues reforça a necessidade do isolamento social para evitar novos casos de Covid-19. A pasta intensificou esta semana as ações para conter o avanço do vírus na cidade.

“Estamos em um período decisivo. Colocamos em prática várias ações de controle, mas só vamos conseguir conter a expansão do vírus com o engajamento de toda a população. Portanto, pedimos que fiquem em casa durante o final de semana. Se for necessário sair para alguma atividade essencial, é obrigatório o uso de máscara”, afirma Cícera Valencio, secretária da saúde.

A secretária pede que as pessoas evitem se deslocar para outras cidades. “Vamos deixar para ir até outros municípios apenas quando for realmente necessário, tendo em vista um grande aumento do número de casos na região”, diz.

Embora a Secretaria da Saúde tenha ampliado a testagem, Cícera Valencio alerta que o resultado negativo do teste não é garantia de que a pessoa não vá ser contaminada pelo vírus. “O resultado garante que a pessoa não contraiu Covid-19 até o momento da testagem. Passado este momento, está sujeita a contrair o vírus. Por isso, é necessário tomar todos os cuidados para evitar o contágio”, explica.

Para ter um resultado assertivo do teste, é necessário que seja feito no prazo correto. O prazo ideal de realização do teste rápido é de 7 a 10 dias após os primeiros sintomas.  Já o prazo ideal do teste molecular é entre o 5° e o 7° dia após o surgimento dos sintomas, podendo ser realizado até o 12° dia.

A transmissão do vírus acontece por gotículas de saliva espalhadas no ar (especialmente por espirros e tosse), toque e aperto de mão, catarro, e contato com objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas entre outros. O vírus sobrevive no ar por algumas horas e vários dias em algumas superfícies.  A entrada no organismo se dá pelas mucosas (como boca, nariz e olhos), por isso é necessário higienizar sempre as mãos e evitar levá-las ao rosto.

Uma pessoa infectada pode contaminar diversas outras. Portanto, a medida mais eficaz para evitar o contágio e a proliferação do vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o isolamento social, pois a redução da circulação de pessoas reduz também a circulação do vírus e, consequentemente, evita a contaminação de mais gente.

Os métodos mais seguros de circulação para aqueles que não podem ficar em casa são o uso da máscara e a higienização constante das mãos. A máscara evita que ao respirar, a pessoa entre em contato com o novo coronavírus. Por este motivo é fundamental utilizar a máscara corretamente.

Ao colocar a máscara é importante higienizar as mãos antes; não deixá-la embaixo do nariz, no pescoço ou na cabeça; e não retirá-la até que esteja em um ambiente seguro. Ao retirar a máscara é necessário descartá-la corretamente (como em um saco plástico fechado) e higienizar as mãos.

“É importante utilizar a máscara corretamente para que ela seja um instrumento de prevenção efetivo”, alerta Cícera Valencio.

A secretária pede que as pessoas que sentirem qualquer sintoma relacionado a uma síndrome gripal procurem o Centro de Saúde. “Estamos fazendo o monitoramento ativo, mas é importante acompanharmos de perto toda a população para evitar o agravamento do quadro gripal do paciente e o possível contágio de outras pessoas. Só assim vamos conseguir conter o avanço da doença em nossa cidade”, explica Cícera.

Os principais sintomas de Covid-19 são febre, tosse, cansaço, dor de cabeça, coriza, dor de garanta, diarreia, falta de ar, perda do olfato e perda do paladar.

Boletim epidemiológico

A Secretaria da Saúde informa que está aguardando resultados de exames e testes, e que vai divulgar um novo boletim epidemiológico assim que receber novos resultados.

Entenda algumas diferenças:

• Isolamento social: o isolamento social ou distanciamento social é valido para todas as pessoas. A ideia é que as pessoas que podem ficar em casa fiquem em casa para reduzir a proliferação do vírus. Ao praticar o isolamento social você evita ser contaminado e evita contaminar outras pessoas, caso esteja infectado e seja assintomático ou ainda não tenha apresentado os sintamos.
  • Quarentena: é o período determinado (imposto) pelos governos federal, estadual ou municipal para que todas as pessoas cumpram o isolamento social. Além de determinar a redução de circulação, a quarentena determina que estabelecimentos de atividades não essenciais devem ficar fechados. Esse período é de até 40 dias, podendo ser estendido até que a situação esteja controlada.
  • Isolamento domiciliar: o isolamento domiciliar deve ser cumprido por quem está com Covid -19, e por pessoas que tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos. Os que tiveram a doença são liberados apenas depois que o resultado dos testes demonstre estão curados. As outras pessoas são liberadas do isolamento domiciliar 14 dias após o último contato com alguém contaminado, caso não apresentem nenhum sintoma de Covid-19.
  • Monitoramento domiciliar: é o acompanhamento pela Secretaria da Saúde de pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal leve ou moderada.

Cândido Rodrigues, 05 de junho de 2020.